sexta-feira, 24 de abril de 2009

Consumo de tabaco na adolescência

No seguimento do nosso trabalho, iremos abordar o tema “Consumo de tabaco na adolescência” terminando assim, a serie de 4 temas que decidimos abordar de forma mais ligeira para vos deixar alguma informação até à altura da entrega do trabalho final.
Na sociedade em que vivemos, cada vez mais os jovens são influenciados pelos seus “ídolos” e pelos seus amigos e tem muita vez a tendência de os imitar para se sentirem inseridos no meio em que vivem. É desta maneira que muitos jovens começam a fumar e depois é difícil conseguir largar o vício.
Provavelmente se és um jovem na dúvida de experimentar ou não certamente questionarás se valerá a pena experimentar nem que seja uma vez mas a verdade é que muitos decidem só experimentar e acabam por ficar viciados.

Porque se deve dizer não ao tabaco? Porque o fumo é responsável por:

-- 30% Das mortes por cancro;
-- 90% Das mortes por cancro de pulmão;
-- 97% Das mortes por cancro da laringe;
-- 25% Das mortes por doenças do coração;
-- 85% Das mortes por bronquite e enfisema;
-- 25% Das mortes por derrame cerebral;
-- 50% Dos casos de cancro de pele.

E muito mais…

Mas se esta informação não te chegou a tempo e já fazes parte da comunidade de jovens que fumam, então fica aqui registado os incentivos que largar o tabaco trazem para o consumidor:

-- Renova a aparência;
-- Melhora o hálito;
-- Trava o envelhecimento precoce;
-- Reduz os custos;
-- Reduz o risco de sofrer alguma das doenças acima referidas ou muitas outras.

Ficaste convencido em largar o tabaco imediatamente? Então deixo aqui umas dicas para facilitar esse processo:

-- Fixe um dia para deixar de fumar;
-- Anuncie a outros a sua decisão;
-- Elabore uma lista de motivos que o levaram a deixar de fumar e releia-os sempre que sentir a vontade de desistir (pode utilizar os acima referidos);
-- Aprenda a reagir à vontade ao ver tabaco;
-- Faça uma alimentação saudável;
-- Tente evitar aproximar-se de fumadores;
-- Pratique actividade física (Isto ajuda a combater a ansiedade e as mudanças de humor que os ex-fumadores sentem após largarem o tabaco);
-- Se não conseguir à primeira não desista pois não significa que não é capaz, apenas mostra que tem de se esforçar ainda mais da próxima vez.

Por isso, após estas consequências todas que o tabaco traz ao fumador, e o que ganham ao deixar o tabaco, porque é que ainda existem tantos fumadores e esse número está cada vez mais a aumentar tornando se um facto bastante preocupante.